Português

News > Workshop da Choice Genetics Brasil debate melhores formas de manejo da matriz Naïma.

Workshop da Choice Genetics Brasil debate melhores formas de manejo da matriz Naïma.

A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, recebeu no último dia 09 de novembro o Workshop Choice Genetics Brasil, apresentando inovações para a melhoria de produção e aproveitamento das matrizes hiperprolíficas Naïma, linhagem suína desenvolvida pela companhia. Com uma plateia de aproximadamente 50 profissionais de produção e reprodução animal do Brasil, Paraguai e Argentina, o evento se dividiu em duas palestras voltadas para o aperfeiçoamento do manejo da matriz em períodos de adaptação, preparação para reprodução, gestação e lactação focando nos avanços genéticos e evolução no resultado de produção.

Segundo os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, no país, são consumidas em média 14,4kg carne suína por habitante. Altamente disponível, a compra desse tipo de produto para a alimentação é habitual e simples, o que pode passar despercebido ao grande público é todo um universo nos bastidores da produção para ampliar a qualidade da proteína que chega à mesa.

Hoje, a tecnologia envolvida na otimização de produção, e na qualidade de vida animal e, obviamente, no melhor aproveitamento do produto final que vai ao consumidor, é ainda maior que a medicina voltada para humanos. Para o leigo, pode parecer incomum um animal passar por processos muito parecidos com procedimentos médicos, que visam a vida saudável de uma pessoa. Mas é exatamente isso o que acontece na produção agropecuária mundial e, também, foi debatido durante o workshop.

O evento trouxe duas palestras, Yves Naveau, Diretor da Choice Genetics Brasil, apresentou os últimos resultados genéticos alcançados com a linhagem e como esses estudos e avanços podem melhorar a qualidade de produção. A segunda palestra foi ministrada por Michel Launay, Engenheiro Agrônomo francês, responsável pela assistência técnica da Choice Genetics na Europa, com mais de 8 anos de experiência no manejo da fêmea de Naïma na França, Alemanha, entre outros países.

Launay demonstrou em números, as vantagens de um manejo adequado, redução de estresse do animal e uma alimentação balanceada na busca de um crescimento equilibrado de musculatura, gordura e estrutura óssea. Com o resultado nas práticas adotadas na Europa pela Choice Genetics, o Engenheiro Agrônomo trouxe aos criadores brasileiros dados e técnicas para serem implantadas em propriedades brasileiras, e poderão dar resultados similares por aqui, desde que acompanhados por um profissional da área veterinária.

Um ponto de destaque é a avaliação do escore corporal das matrizes. Com a intensa evolução genética das matrizes Naïma a fêmea precisa ser bem preparada para a reprodução para não se tornar muito muscular e assim poder ter uma vida reprodutiva longeva e altamente produtiva. Um dos exemplos apresentados, foi a relação entre o número de nascidos em cada parto com a espessura de gordura da matriz, que segundo o Engenheiro, segue em uma linha constante, quando monitorada e melhor adequada com o uso específico de alimentação e manejo. O intenso controle, observação e trabalho genético, vem resultando em uma otimização da reprodução e consequentemente na qualidade da carne suína.

Esse tipo de expertise, abriu um amplo debate entre os profissionais, compartilhando resultados, dúvidas e experiências positivas e as que foram adaptadas ao longo dos processos de reprodução. Compartilhando vivencias e com o auxílio profissional que certamente irá aprimorar e facilitar o trabalho de pequenos e grandes produtores pelo Brasil, Paraguai e Argentina.