Português | Español

News > Fazenda 5 Estrelas em Patrocínio-MG

Fazenda 5 Estrelas em Patrocínio-MG

    • > 3.700 kg / matriz / ano com a matriz Naïma
    • > 2,08 de conversão alimentar 20-100 kg.

 

Kg produzidos por matriz ao ano é o principal foco de Ricardo Bartolo, produtor em Patrocínio-MG com 500 matrizes. Ricardo Bartolo conta sua experiência de suinocultor, seus objetivos e suas conclusões sobre um investimento importante em equipamento de ração líquida.

 

ricardo bartolo

Como foi seu início na suinocultura?
No início eu estava procurando uma cooperativa para investir em café, no interior de São Paulo e fui indicado a ir para o cerrado mineiro que seria o local ideal e acabei vindo pra Patrocínio em Minas Gerais.
Em Patrocínio, além do café, comecei com algumas vacas de leite também, e um dia fui ao Paraná visitar instalações de gado de leite em Ponta Grossa, e um veterinário me disse que o porco seria mais vantajoso do que o leite, e ele me levou para conhecer algumas granjas. Acabei gostando do negócio e em 1994 eu trouxe pra Patrocínio o projeto para minha granja. Na época fui aconselhado que um bom projeto inicial seria de 180 matrizes e assim comecei. Não demorou um ano e já subi para 250 matrizes e depois de 4 anos, para 500 matrizes.
Pouco tempo depois, resolvi ser alto suficiente em milho e soja, e de lá pra
cá estou investindo em eficiência e na
melhoria dos resultados técnicos. (leia a matéria completa)